quinta-feira, 15 de março de 2007

No Bunker de Hitler: Os Últimos Dias do Terceiro Reich

No Bunker de Hitler: Os Últimos Dias do Terceiro Reich (Der Untergang: Hitler und das Ende des Dritten Reiches : Eine Historische Skizze- 2002)

Joachim Clemens Fest, famoso historiador e jornalista alemão, é o autor de “No Bunker de Hitler: Os Últimos Dias do Terceiro Reich. Fest sempre foi um dedicado estudioso de vários aspectos da Alemanha Nazista, em especial sobre Adolf Hitler, Heinrich Himmler e o arquiteto nazista Albert Speer (inclusive, Joachim Fest é bastante conhecido por ter escrito a completíssima biografia de Hitler, em dois volumes, ambos publicados no Brasil pela editora Nova Fronteira).

Nascido em Berlim em 1926, passou a adolescência fugindo do alistamento na Juventude Nazista. Ao fazer 18 anos optou por entrar para o Exército Alemão, evitando ser forçadamente recrutado para as agourentas Waffen SS (forças especiais inicialmente voluntárias, altamente treinadas e que tiveram crucial papel no Holocausto; na reta final da Segunda Grande Guerra tornaram-se comuns as convocações compulsórias para preencher as fileiras destas SS Armadas). Esta opção foi vista com muito desgosto por seu pai, Johannes Fest, um alemão que desde o princípio já sentira os fétidos odores do nazismo e era fervoroso opositor do regime totalitário de Hitler. O jovem Joachim terminou sua participação no conflito como prisioneiro na França. Após a guerra estudou direito, sociologia, história da arte e literatura alemã – porém, sempre manteve em mente aquele período histórico, por ele intensamente testemunhado em sua juventude.

No Bunker de Hitler” é uma obra que buscou dirimir várias obscuridades e incongruências de outros relatos sobre os últimos dias do ditador alemão e seus principais asseclas, que comandavam um Terceiro Reich moribundo enquanto se abrigavam em um bunker construído abaixo do prédio da Chancelaria.

Este assombroso livro é considerado a narrativa definitiva dos últimos dias do Reich de Hitler e, ainda mais, consagrou-se seguramente no hall dos livros mais importantes sobre aqueles nefastos anos da história da humanidade.

Ademais, é uma ótima dica de leitura para aqueles que assistiram ao filme “A Queda” (Der Untergang, 2004) – baseado no livro de Fest - e ficaram um pouco confusos com a enorme quantidade de personagens, ou queiram ter um entendimento mais profundo sobre este trágico epílogo da Alemanha Nazista. Recomendadíssimo.

Nenhum comentário: